Homicídio culposo no trânsito e álcool: o alcance do art. 302, § 3º
No momento, você está visualizando Hálito etílico, nenhum bafômetro e uma vida perdida: o que realmente se exige para punir o motorista pelo art. 302, § 3º, do CTB

Hálito etílico, nenhum bafômetro e uma vida perdida: o que realmente se exige para punir o motorista pelo art. 302, § 3º, do CTB

Aviso Editorial

Este conteúdo tem finalidade informativa e educativa. Foi elaborado exclusivamente com base em fontes públicas, citadas ao longo do texto. A vítima e os corréus não são identificados por nome, em respeito à sua privacidade. Esta postagem será atualizada caso surjam fatos novos, como decisões sobre a execução da pena ou manifestação da defesa.

Uma pergunta aparentemente simples, feita por um aluno ao professor Rogério Sanches Cunha, resume uma das armadilhas mais frequentes em provas de Delegado de Polícia: para condenar o motorista pelo homicídio culposo qualificado pelo álcool, é preciso provar 6 decigramas de álcool por litro de sangue (ou 0,3 mg/L de ar alveolar)?

A resposta é não — e a diferença decide carreiras, inquéritos e sentenças. O § 3º do art. 302 do Código de Trânsito Brasileiro não repete os números do art. 306. Ele exige outra coisa: que o condutor estivesse sob a influência do álcool. Mas atenção: isso não significa que qualquer gole de cerveja transforme um acidente em crime qualificado.

Neste texto, você vai entender a distinção, conhecer o que o STJ decidiu em 2025 e em 2026, e acompanhar a análise dogmática completa do tipo penal, com um caso fictício para fixar o raciocínio que a banca espera de um Delegado.

O caso que vai guiar a análise (fatos fictícios)

Os fatos abaixo são inteiramente fictícios, criados apenas para fins didáticos.

Madrugada de sábado, numa avenida de uma capital da Região Norte. J., 34 anos, motorista habilitado, deixa uma confraternização de trabalho por volta das 2h. Testemunhas contam que ele bebeu “duas ou três latas de cerveja” ao longo da noite.

Ao trafegar a cerca de 80 km/h numa via de 50 km/h, J. avança o sinal amarelo-vermelho e colide com a motocicleta conduzida por M., entregador por aplicativo. M. é socorrido pelo SAMU, mas morre horas depois no hospital, em razão de traumatismo cranioencefálico.

J. permanece no local e ajuda a acionar o socorro. Aos policiais militares, recusa-se a soprar o etilômetro. A guarnição lavra o termo de constatação de sinais: hálito etílico, fala levemente pastosa, olhos avermelhados, comportamento colaborativo, equilíbrio preservado. Encaminhado ao IML, o médico-legista registra no exame clínico: “hálito etílico presente; ausência de embriaguez clínica”. Câmeras de um posto de combustível mostram o veículo de J. trocando de faixa sem sinalização duas quadras antes do impacto.

Diante disso, o Delegado de plantão precisa responder: é homicídio culposo simples (art. 302, caput) ou qualificado pelo álcool (art. 302, § 3º)? Cabe fiança na delegacia? Há dolo eventual? E o art. 306, entra em concurso?

A pergunta central: “sob a influência” não é sinônimo de “embriagado”

O que diz a lei

O art. 302 do CTB, com a redação dada pela Lei nº 13.546/2017, prevê:

Art. 302. Praticar homicídio culposo na direção de veículo automotor: Penas – detenção, de dois a quatro anos, e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.
§ 3º Se o agente conduz veículo automotor sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência: Penas – reclusão, de cinco a oito anos, e suspensão ou proibição do direito de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

Já o art. 306 — o crime de embriaguez ao volante — tem estrutura diferente. Seu § 1º afirma que a alteração da capacidade psicomotora será constatada por concentração igual ou superior a 6 dg/L de sangue ou 0,3 mg/L de ar alveolar ou por sinais que indiquem essa alteração, na forma da Resolução Contran nº 432/2013.

Perceba o contraste: o art. 306 tem parâmetros quantitativos para uma das formas de constatação; o art. 302, § 3º, não traz número algum. O legislador escolheu a expressão aberta “sob a influência”.

O que decidiu o STJ em 2025

Segundo o material divulgado por Rogério Sanches Cunha, a 5ª Turma do STJ, no AgRg no AREsp 2.955.077/SP (j. 12/8/2025), enfrentou diretamente o tema e assentou que, para o § 3º, não se exige embriaguez em sentido técnico ou clínico, nem embriaguez em grau elevado. Exige-se a prova de que o motorista dirigia sob a influência do álcool.

O detalhe que torna o precedente valioso para provas: no caso concreto, o exame clínico registrava apenas hálito levemente etílico e ausência de embriaguez clínica — e, mesmo assim, a qualificadora foi mantida, porque o conjunto probatório demonstrou a influência do álcool sobre a condução.

O contraponto de 2026: ingestão não é influência

Em sentido aparentemente mais exigente, o STJ, no julgamento de agravo regimental em recurso especial relatado pelo Min. Carlos Pires Brandão (j. 09/04/2026, DJe 13/04/2026), manteve o afastamento da qualificadora em caso no qual não houve teste de alcoolemia, não houve termo de constatação de sinais e havia um único depoimento frágil sobre a suposta embriaguez. Conforme a ementa divulgada pela LegJur, a Corte entendeu que a qualificadora depende de demonstração objetiva do estado de embriaguez ou da alteração da capacidade psicomotora — por prova técnica ou conjunto de sinais idôneos —, não bastando a comprovação de que o agente bebeu antes de dirigir. Admitiu, ainda, o uso dos parâmetros do art. 306 e da Resolução Contran nº 432/2013 como critério de aferição, e aplicou o in dubio pro reo.

Como conciliar os dois julgados

Os precedentes não se anulam; eles se completam e desenham uma zona intermediária que o candidato precisa dominar:

SituaçãoConsequência
Apenas prova de que o motorista bebeu (ingestão pretérita), sem qualquer sinal de influênciaAfasta-se o § 3º; responde, em tese, pelo caput
Prova de influência do álcool por exame clínico, termo de constatação, testemunhas, imagens ou outro meio idôneo, ainda que sem 6 dg/L e sem embriaguez clínicaIncide o § 3º
Concentração ≥ 6 dg/L ou ≥ 0,3 mg/LForte indicativo de influência; facilita a prova do § 3º

Guarde a fórmula: não há concentração mínima previamente fixada, mas a influência do álcool deve ser demonstrada no caso concreto.

No nosso caso fictício, J. recusou o etilômetro, mas há: termo de constatação com sinais (hálito etílico, fala pastosa, olhos avermelhados), exame clínico do IML confirmando hálito etílico, testemunhas sobre a ingestão e vídeo de condução irregular minutos antes do impacto. Esse conjunto permite sustentar a influência do álcool — ainda que o legista tenha negado embriaguez clínica. A capitulação adequada, na fase policial, é o art. 302, § 3º, do CTB.


Análise Dogmática do Homicídio Culposo Qualificado pela Influência de Álcool

1. Conceito do crime

Trata-se do homicídio culposo praticado por quem conduz veículo automotor sob a influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência. É uma forma qualificada do art. 302, com pena autônoma (reclusão de 5 a 8 anos), criada pela Lei nº 13.546/2017 para responder à realidade de mortes no trânsito associadas ao álcool, sem obrigar o sistema a “forçar” o dolo eventual.

2. Objeto jurídico

Tutela-se, primariamente, a vida humana extrauterina. Secundariamente, protege-se a segurança viária, bem coletivo ameaçado pela condução sob efeito de substâncias psicoativas. Daí falar-se em crime pluriofensivo.

3. Objeto material

É a pessoa que sofre a conduta e perde a vida — pedestre, ciclista, passageiro ou condutor de outro veículo. No caso fictício, o motociclista M.

4. Elementos do tipo penal

  • Ação nuclear: “praticar homicídio culposo”, isto é, causar a morte de alguém por violação do dever objetivo de cuidado.
  • Elemento circunstancial: “na direção de veículo automotor” — exige-se que o agente esteja efetivamente conduzindo.
  • Elemento qualificador: “sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência”.
  • Natureza da ação: física, direta, em regra comissiva (conduzir de modo descuidado), embora o resultado decorra de uma inobservância de cuidado que pode se exprimir por omissão (não frear, não observar a sinalização).
  • Tipo aberto: como todo crime culposo, a conduta típica é completada pelo juiz, que verifica qual era o cuidado exigível na situação concreta.

5. Classificação quanto ao resultado e à prova

É crime material: a consumação exige o resultado naturalístico morte. A materialidade se prova pelo exame necroscópico (corpo de delito direto). Na impossibilidade (corpo não localizado, por exemplo), admite-se o corpo de delito indireto, por prova testemunhal (art. 167 do CPP).

A influência do álcool, por sua vez, não exige prova tarifada: o art. 306, § 2º, do CTB — aplicável por coerência sistêmica — admite teste de alcoolemia, exame clínico, perícia, vídeo, prova testemunhal e outros meios lícitos. Para o Delegado, é decisivo requisitar o exame clínico de embriaguez ao IML o quanto antes, porque a alcoolemia cai com o passar das horas (veja o modelo de ofício de exame pericial de embriaguez).

6. Sujeitos do crime

  • Sujeito ativo: qualquer pessoa que conduza veículo automotor, habilitada ou não. É crime comum, mas de mão própria quanto à condução — só quem dirige pode praticá-lo como autor.
  • Sujeito passivo: a pessoa morta e, secundariamente, a coletividade.

7. Elemento subjetivo

O crime é culposo. A ingestão de álcool é voluntária, mas o resultado morte não é querido nem aceito. Na maioria dos casos, há culpa consciente: o agente prevê o risco, mas confia, levianamente, que não ocorrerá.

Controvérsia relevante — dolo eventual ou culpa consciente? A embriaguez, isoladamente, não autoriza presumir dolo eventual. A 6ª Turma do STJ, em julgado relatado pelo Min. Rogerio Schietti Cruz, criticou a imputação automática de homicídio doloso sempre que há álcool e velocidade, e desclassificou a conduta para o art. 302. Por outro lado, o STF, no RHC 208.341 (2ª Turma, 2023), manteve a pronúncia por dolo eventual, entendendo que a Lei nº 13.546/2017 não torna culposo, de forma automática, todo homicídio com álcool quando houver elementos de que o motorista assumiu o risco.

Regra prática para o Delegado: o dolo eventual exige um plus além da embriaguez — racha, velocidade extrema em área de grande circulação, fuga desenfreada, condução na contramão por quilômetros, histórico de alertas ignorados. No caso fictício, nada disso aparece: J. excedeu o limite e avançou o sinal, mas parou e prestou socorro. Culpa consciente. Sobre o tema, leia também nossa análise de dolo eventual ou culpa consciente no homicídio na direção de veículo.

Não se trata de crime preterdoloso: não há dolo no antecedente dirigido a um resultado menor; o álcool é circunstância, não crime-base doloso contra a pessoa.

8. Iter criminis

Crimes culposos não admitem tentativa: não se tenta aquilo que não se quer. Pela mesma razão, não se cogita de desistência voluntária ou arrependimento eficaz, institutos ligados à vontade dirigida ao resultado. Crime impossível também não se aplica (dispensados, por incompatibilidade com a estrutura culposa). A consumação ocorre com a morte da vítima, ainda que horas ou dias após o sinistro.

9. Concurso de pessoas

A doutrina majoritária admite coautoria em crime culposo (dois ou mais agentes que, juntos, violam o dever de cuidado), mas rejeita a participação culposa, pois não há como “aderir” a algo que ninguém quer. Exemplo clássico: o proprietário que entrega o volante a pessoa visivelmente alcoolizada pode responder pelo art. 310 do CTB (crime autônomo) e, conforme o caso, ser avaliado como coautor da imprudência.

Fala-se em autoria colateral culposa quando dois motoristas, sem vínculo entre si, concorrem com imprudência para o mesmo resultado — cada um responde pela sua culpa. Ajuste prévio e participação posterior à consumação não se aplicam (dispensados).

10. Modalidades de culpa

  • Imprudência: agir de forma precipitada — dirigir após beber, exceder a velocidade, avançar o sinal (caso de J.).
  • Negligência: omitir cuidado devido — não revisar os freios, não acender os faróis.
  • Imperícia: falta de aptidão técnica para a atividade — manobra mal executada por quem não domina o veículo.

O álcool, em regra, potencializa a imprudência, reduzindo reflexos e senso crítico.

11. Classificações quanto ao sujeito e à conduta

Crime comum (qualquer condutor) e de mão própria quanto à direção; crime de dano (exige lesão efetiva à vida), embora a qualificadora carregue um componente de perigo (a condução sob influência); crime comissivo, em regra. A forma comissiva por omissão (art. 13, § 2º, CP) é teoricamente possível em situações de garante, mas rara no trânsito.

12. Classificação quanto ao momento consumativo

Crime instantâneo de efeitos permanentes: consuma-se no momento da morte, e o resultado é irreversível. Não é permanente nem habitual. O exaurimento não tem relevância prática autônoma neste tipo.

13. Classificações quanto à estrutura do tipo

  • Simples ou complexo? Discute-se. Parte da doutrina vê no § 3º um tipo que funde o homicídio culposo com a condução sob influência de álcool, aproximando-o de um crime complexo em sentido amplo — o que reforça a tese de absorção do art. 306 (veja item 14).
  • Plurissubsistente: a conduta se fraciona em vários atos (beber, assumir a direção, conduzir, colidir).
  • Monossubjetivo (concurso eventual de pessoas) e de forma livre (qualquer meio de violação do cuidado).
  • Pluriofensivo: atinge a vida e a segurança viária.
  • Delito de circulação: típico do tráfego viário.
  • Não é crime habitual, profissional, de ímpeto, de intenção, mutilado de dois atos, de tendência, vago, multitudinário ou a distância — itens dispensados por não pertinência.
  • Crime falho e delito putativo são conceitos ligados ao dolo e à tentativa — dispensados.

14. Concurso de crimes e institutos correlatos

14.1 Art. 302, § 3º, e art. 306: concurso ou absorção?

Prevalece na doutrina o entendimento de que, havendo morte, o art. 306 é absorvido pelo art. 302, § 3º, porque a condução sob influência de álcool já integra a qualificadora. Punir os dois seria bis in idem. Fala-se em consunção (o crime de perigo é fase do crime de dano) ou em especialidade.

Atenção à pegadinha: a lógica muda quando o resultado é lesão corporal culposa simples (art. 303, caput). A 5ª Turma do STJ, sob relatoria do Min. Ribeiro Dantas, já recusou a absorção do art. 306 pelo art. 303, por tutelarem bens jurídicos distintos — tema que exploramos em lesão corporal e embriaguez ao volante em concurso material.

14.2 Art. 302, § 3º, e art. 309 (direção sem habilitação)

Se J. não fosse habilitado, a falta de CNH não seria crime autônomo, mas causa de aumento do § 1º, I, do art. 302 — há discussão sobre a incidência das majorantes do § 1º sobre a forma qualificada do § 3º, e a banca pode explorar isso. Lembre ainda que, entre os arts. 306 e 309, a Súmula 664 do STJ afasta a consunção.

14.3 Várias vítimas

Uma única conduta culposa que mata duas pessoas gera concurso formal próprio (art. 70, primeira parte, CP): aplica-se a pena mais grave, aumentada de 1/6 até 1/2. Não há crime continuado em delito culposo de resultado único.

Crime progressivo, progressão criminosa, ante factum e post factum não puníveis se resolvem, aqui, pela mesma lógica de absorção do art. 306. Alternatividade não se aplica (não é tipo de ação múltipla).

15. Outras classificações especiais

  • Delicta facti permanentis: deixa vestígios (corpo, veículo, local) — exige exame de corpo de delito.
  • Ação violenta (no sentido de resultado lesivo físico), não astuciosa.
  • Delito de circulação.
  • Ação penal pública incondicionada.
  • Não é crime de atentado, internacional, remetido ou militar — dispensados.

16. Homicídio culposo e erro médico

No caso fictício, M. morreu no hospital. E se houvesse erro médico no atendimento? Pela teoria da causa superveniente relativamente independente (art. 13, § 1º, CP), o nexo só se rompe se a nova causa produzir, por si só, o resultado — o que a jurisprudência raramente reconhece quando a vítima já chega com lesão grave causada pelo sinistro. Em regra, o condutor responde pela morte, e eventual culpa médica é apurada à parte.

17. Extinção da punibilidade

Perdão judicial

O art. 291 do CTB manda aplicar as normas gerais do Código Penal, o que abre caminho ao perdão judicial do art. 121, § 5º, CP, quando as consequências atingem o próprio agente de forma tão grave que a pena se torna desnecessária (ex.: motorista que mata o próprio filho). Não há vedação expressa para a forma qualificada do § 3º, mas a aplicação é excepcional e depende de prova de vínculo afetivo e sofrimento intenso.

Prescrição e decadência

Pena máxima de 8 anos → prescrição da pretensão punitiva em abstrato em 12 anos (art. 109, III, CP). Decadência não se aplica: a ação penal é pública incondicionada.

Benefícios processuais — o que a banca adora

  • Fiança pelo Delegado: incabível, pois a pena máxima supera 4 anos (art. 322 do CPP). Só o juiz pode arbitrá-la.
  • Prisão em flagrante: o art. 301 do CTB veda o flagrante e a exigência de fiança ao condutor que presta pronto e integral socorro à vítima. No caso fictício, J. socorreu M. — o Delegado deve lavrar o procedimento sem autuação em flagrante (instaurando inquérito por portaria), salvo circunstância que afaste o benefício.
  • ANPP: incabível — pena mínima de 5 anos (art. 28-A do CPP exige mínima inferior a 4).
  • Suspensão condicional do processo: incabível (pena mínima superior a 1 ano).
  • Substituição por penas restritivas de direitos: vedada para fatos praticados após a vigência do art. 312-B do CTB, inserido pela Lei nº 14.071/2020. Para fatos anteriores, o STJ admitiu a substituição, por irretroatividade da lei mais gravosa, como noticiou o ConJur. Veja também a análise do Dizer o Direito.

18. Fechamento técnico

Capitulação penal (caso fictício): art. 302, § 3º, da Lei nº 9.503/1997 (CTB), com possível incidência da causa de aumento do § 1º, conforme se apurar; absorção do art. 306 do CTB.

Modus operandi típico: ingestão de bebida alcoólica em ambiente social, seguida da assunção da direção; condução com excesso de velocidade e desrespeito à sinalização; colisão com veículo mais vulnerável (motocicleta).

Circunstâncias do crime: madrugada, via urbana com limite de 50 km/h, recusa ao etilômetro, sinais de influência registrados em termo de constatação, exame clínico com hálito etílico e sem embriaguez clínica, prestação de socorro pelo condutor.

Proveito econômico: inexistente (crime culposo, sem finalidade patrimonial).


Como isso cai na prova de Delegado

  1. Objetiva: “O art. 302, § 3º, do CTB exige concentração de álcool igual ou superior a 6 dg/L.” → Errado.
  2. Objetiva: “A mera prova de que o condutor ingeriu bebida alcoólica antes do sinistro basta para a qualificadora.” → Errado.
  3. Discursiva: capitulação + justificativa da influência por meios diversos do etilômetro + absorção do art. 306 + vedação de fiança na delegacia + art. 301 do CTB.
  4. Peça prática: portaria de instauração de inquérito (sem flagrante, se houve socorro) com requisição de exame clínico de embriaguez, exame necroscópico e perícia de local.

Para aprofundar (links externos)

Leia também

Chamada para Mentoria

Domine a elaboração de peças processuais, a resolução cirúrgica de provas discursivas e a arguição oral de excelência: conheça nossa mentoria avançada acessando a página Coaching.

Uma questão como esta — com capitulação, absorção do art. 306, vedação de fiança e art. 301 do CTB — é exatamente o tipo de enunciado que separa o candidato aprovado do que apenas decorou a lei seca. Na mentoria, você treina esse raciocínio com casos reais da rotina de uma delegacia.

Se peças de portaria, requisição de exame de embriaguez ou relatório final ainda geram dúvida na hora de redigir, é hora de praticar com quem já foi banca e Delegado. Conheça a mentoria.

Você redige, eu corrijo item por item, e você aprende exatamente onde a banca distribui os pontos — e onde ela os retira. Clique e saiba como funciona na página Coaching.

Vagas limitadas na mentoria para o próximo ciclo de aprovação em delegacias de polícia e ministério público.

Nota de Vigência Regulatória: As informações constantes neste documento guardam conformidade com a legislação e a jurisprudência vigentes em outubro de 2026. Diante da dinamicidade do ordenamento jurídico, é indispensável a verificação da redação normativa atualizada antes da prática de qualquer ato de natureza legal. Este conteúdo possui caráter estritamente informativo e não configura prestação de serviços de consultoria ou assessoria jurídica.

Sobre o Autor

Na vanguarda da segurança pública e do direito, Ronaldo Entringe atua como Delegado-Chefe da Divisão Especial de Combate à Corrupção (DECOR) da Polícia Civil do Amapá e soma 15 anos de experiência policial. Professor de Medicina Legal e escritor, ele se especializou na evolução dos delitos modernos, sendo mestrando em Ciberdelincuencia pela Universitat Oberta de Catalunya e pós-graduando em Crimes Cibernéticos, Cibersegurança e Inteligência (Instituto Rogério Greco). Sua vocação acadêmica e prática se estende à mentoria de Carreiras Policiais, onde atua no desenvolvimento estratégico e acompanhamento individualizado de futuros Delegados de Polícia.


Com informações de: Homicídio culposo no trânsito – Dúvida de aluno, Rogério Sanches Cunha (Instagram), 05/10/2025; Direito penal e processual penal. Agravo regimental em recurso especial, LegJur, 13/04/2026.

Professor & Coach Delegado Ronaldo Entringe

O Delegado Ronaldo Entringe é um estudioso na área de preparação para Concursos Públicos - Carreiras Policiais, e certamente irá auxiliá-lo em sua jornada até a aprovação, vencendo os percalços que irão surgir nesta cruzada, sobretudo através do planejamento estratégico das matérias mais recorrentes do certame e o acompanhamento personalizado.