DOUTRINA COMENTADA — Omissão de Socorro – A Pessoa Ausente Comete Esse Delito? Art. 135, do Código Penal. - Professor & Coach Delegado Ronaldo Entringe
Você está visualizando atualmente DOUTRINA COMENTADA  — Omissão de Socorro – A Pessoa Ausente Comete Esse Delito? Art. 135, do Código Penal.

DOUTRINA COMENTADA — Omissão de Socorro – A Pessoa Ausente Comete Esse Delito? Art. 135, do Código Penal.

image_print

_________

 

CONTROVÉRSIA DOUTRINÁRIA – Art. 135, do Código Penal — Omissão de Socorro – A Pessoa Ausente Comete Esse Delito?

 

Omissão de socorro

Art. 135. Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública:

Pena — detenção, de dois a seis meses, ou multa

 

 

Há duas posições sobre o tema:

 

Primeira Corrente Doutrinária sustenta o entendimento de que, não.

O sujeito ativo deve estar em presença daquele que necessita de ajuda, ou seja, na presença do periclitante.

Assim, se o amigo, distante do local, tendo conhecimento da situação periclitante em que se encontra a vítima, nada faz para socorrê-la, não pratica o crime de omissão de socorro.

Para essa posição doutrinária, exige-se que o socorrista esteja presente e possa ajudar a vítima, sem risco pessoal.

 

Para uma outra corrente doutrinária, a pessoa ausente do local em que se encontra a vítima em situação periclitante responde sim pelo crime de omissão de socorro, desde que tenha consciência do grave e iminente perigo em que se encontra aquela.

 

Capez nos agracia com o seguinte exemplo:

 

Dessa forma, comete o delito de omissão de socorro, por exemplo, o réu que recebe solicitação da polícia para enviar ambulância para atender um ferido e opõe entraves para não atender o pedido, o que acabou por gerar a morte do acidentado.

 

 

Por ora é isso, Pessoal!

Bons Estudos!

 

0 0 votes
Article Rating
Compartilhar:

Professor & Coach Delegado Ronaldo Entringe

O Delegado Ronaldo Entringe é um estudioso na área de preparação para Concursos Públicos - Carreiras Policiais, e certamente irá auxiliá-lo em sua jornada até a aprovação, vencendo os percalços que irão surgir nesta cruzada, sobretudo através do planejamento estratégico das matérias mais recorrentes do certame e o acompanhamento personalizado.
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x