DOUTRINA COMENTADA – Controvérsia Doutrinária – Crime de Art. 356 – Sonegação de papel ou objeto de valor probatório – Prévia Intimação para Devolução? – Entenda! - Professor & Coach Delegado Ronaldo Entringe
No momento, você está visualizando DOUTRINA COMENTADA – Controvérsia Doutrinária – Crime de Art. 356 – Sonegação de papel ou objeto de valor probatório – Prévia Intimação para Devolução? – Entenda!

DOUTRINA COMENTADA – Controvérsia Doutrinária – Crime de Art. 356 – Sonegação de papel ou objeto de valor probatório – Prévia Intimação para Devolução? – Entenda!

Indaga-se!

É imprescindível a intimação do advogado para devolução dos autos para caracterização do Crime do Art. 356, do Código Penal?

Vejamos!

Sonegação de papel ou objeto de valor probatório
Art. 356 – Inutilizar, total ou parcialmente, ou deixar de restituir autos, documento ou objeto de valor probatório, que recebeu na qualidade de advogado ou procurador:
Pena – detenção, de seis meses a três anos, e multa.

Eminente Doutrinado Cléber Masson, com sabedoria que lhe é peculiar, assim nos informa, in verbis:

1ª posição: A intimação para devolução é dispensável para fins de consumação do crime,
servindo unicamente para reforçar a presença do dolo.

Como já decidido pelo Superior Tribunal de Justiça:


“O art. 356 do Código Penal encerra duas condutas típicas: uma comissiva; outra omissiva. Nesta, a consumação ocorre quando o agente não cumpre a obrigação jurídica – deixa de restituir os autos (no prazo legal). Desnecessária, por isso, previa intimação judicial. Esta é apenas útil para evidenciar o fato, notadamente o elemento subjetivo.”

2ª posição: A intimação é indispensável para a caracterização do delito, “pois, do contrário,
pode-se estar punindo alguém por mera negligência, e o crime é doloso, não culposo”.

Concordamos com a primeira posição. Com efeito, não há mera negligência, mas dolo, quando o advogado ou o estagiário de advocacia deliberadamente deixam de restituir autos, documento ou objeto de valor probatório muito tempo depois de ultrapassado o prazo legal, de conhecimento obrigatório de todas as pessoas, notadamente dos operadores do Direito.

Por ora é isso, Pessoal!

Bons Estudos!

Professor & Coach Delegado Ronaldo Entringe

O Delegado Ronaldo Entringe é um estudioso na área de preparação para Concursos Públicos - Carreiras Policiais, e certamente irá auxiliá-lo em sua jornada até a aprovação, vencendo os percalços que irão surgir nesta cruzada, sobretudo através do planejamento estratégico das matérias mais recorrentes do certame e o acompanhamento personalizado.

Deixe um comentário