MEDICINA LEGAL - TRAUMATOLOGIA FORENSE - Manchas Subpleurais de Paltauf ou Manchas Equimóticas de Paltauf. - Professor & Coach Delegado Ronaldo Entringe
MEDICINA LEGAL – TRAUMATOLOGIA FORENSE – Manchas Subpleurais de Paltauf ou Manchas Equimóticas de Paltauf.

MEDICINA LEGAL – TRAUMATOLOGIA FORENSE – Manchas Subpleurais de Paltauf ou Manchas Equimóticas de Paltauf.

O que são Manchas Subpleurais de Paltauf ou Manchas Equimóticas de Paltauf?

 

São Equimoses espalhadas no pulmão decorrente de afogamento por asfixia. Este conjunto de petéquias localizadas sob as pleuras recebe o nome de Mancha Subpleurais de Paltauf ou Manchas Equimóticas de Paltauf.

É um tipo de equimose de ordem físico-química. Ocorre EXCLUSIVAMENTE nos pulmões – Afogamento por Asfixia.

No afogamento, há aspiração de quantidade de líquidos nos pulmões.

Segundo o ROBERTO BLANCO:

 

“Resulta da entrada de líquido aspirado por uma inspiração forçada (hiperpnéia) em virtude de estímulo dos centros respiratórios bulbares pela hipercapnia (excesso de gás carbônico) decorrente da apnéia forçada, na tentativa de escapar ao afogamento.”

 

Há entrada de líquido rompendo os alvéolos pulmonares (bolsas de ar cercado por vasos capilares), provocando o rompimento dos septos interalveolares e o extravasamento de sangue dos capilares localizadas por baixo das pleuras (membranas transparentes que encobre o pulmão).

A Mancha de Paltauf é sinal PATOGNOMÔNICO de afogamento por asfixia.

No pulmão do afogado, podem (ou não) surgir Petéquias e Mancha Equimótica Lenticulares de Tardieu, mas é indispensável que estejam presente as Mancha Subpleurais de Paltauf ou Manchas Equimóticas de Paltauf, sem as quais não ocorrerá morte por afogamento.

Petéquias ou Mancha Equimótica Lenticulares de Tardieu, quando presentes nos pulmões, não significam, necessariamente, que a morte é decorrente de afogamento, podendo ser causada por qualquer outro evento, como por exemplo: infarto do miocárdio, eletroplessão ou envenenamento.

Em sentido oposto, em decorrência de uma morte por infarto do miocárdio, eletroplessão ou envenenamento podem surgir Petéquias ou Mancha Equimótica Lenticulares de Tardieu, mas nunca Mancha Subpleurais de Paltauf ou Manchas Equimóticas de Paltauf, porque esta é decorrente exclusivamente de afogamento.

Exemplo: Se um cadáver foi retirado de um lago, não tendo sido encontrado nos pulmões Mancha Subpleurais de Paltauf ou Manchas Equimóticas de Paltauf, a causa mortis não terá sido por afogamento.

Há uma outra possibilidade, mas que não se confunde com as Mancha Subpleurais de Paltauf ou Manchas Equimóticas de Paltauf.

Ocorre quando a pessoa, no Centro de Tratamento Intensivo – CTI, recebe excessiva quantidade de ar nos pulmões, provocando a rotura de alvéolos pulmonares e vasos capilares, e, por consequência extravasamento de sangue. De fato, são semelhantes no aspecto, mas não são tratadas como Mancha Subpleurais de Paltauf ou Manchas Equimóticas de Paltauf.

 

Bons Estudos.

 

0 0 vote
Article Rating
Compartilhar:

Professor & Coach Delegado Ronaldo Entringe

O Delegado Ronaldo Entringe é um estudioso na área de preparação para Concursos Públicos - Carreiras Policiais, e certamente irá auxiliá-lo em sua jornada até a aprovação, vencendo os percalços que irão surgir nesta cruzada, sobretudo através do planejamento estratégico das matérias mais recorrentes do certame e o acompanhamento personalizado.
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x

Quer saber tudo sobre concurso?
Receba os nossos conteúdos e fique atualizado para não perder nenhuma oportunidade