DOUTRINA COMENTADA – Controvérsia Doutrinária – Crime de Ameaça – Mal Prometido Futuro ou Atual? – Entenda! - Professor & Coach Delegado Ronaldo Entringe
No momento, você está visualizando DOUTRINA COMENTADA – Controvérsia Doutrinária – Crime de Ameaça – Mal Prometido Futuro ou Atual? – Entenda!

DOUTRINA COMENTADA – Controvérsia Doutrinária – Crime de Ameaça – Mal Prometido Futuro ou Atual? – Entenda!

Indaga-se!

O mal infligido à vitima tem que ser futuro ou pode ser também atual?

Vejamos!

Ameaça

Art. 147 – Ameaçar alguém, por palavra, escrito ou gesto, ou qualquer outro meio simbólico, de causar-lhe mal injusto e grave:
Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa.

§ 1º Se o crime é cometido contra a mulher por razões da condição do sexo feminino, nos termos do § 1º do art. 121-A deste Código, aplica-se a pena em dobro.  
  
§ 2º Somente se procede mediante representação, exceto na hipótese prevista no § 1º deste artigo

Cléber Masson assim nos ensina, in verbis:

1ª posição: O mal necessariamente há de ser futuro

O próprio tipo penal exige seja futuro o mal prometido, uma vez que ameaçar nada mais é do que prometer realizar, ulteriormente, mal injusto e grave. Consequentemente, o mal atual (que está ocorrendo) nada mais é do que ato preparatório ou executório de outro crime.222

Exemplo: “A” diz a “B” que irá pegar uma faca para matá-lo. De posse do instrumento perfurocortante, é agarrado por terceiros que o impedem de agredir a vítima. Há, no caso,
tentativa de homicídio, e não ameaça.

É a posição a que nos filiamos (Cléber Masson, grifo nosso)

2ª posição: O mal pode ser atual ou futuro.


A figura típica do art. 147 do Código Penal não exige seja futuro o mal. Confira-se, a propósito, a exposição de Damásio E. de Jesus:


“Não fazemos distinção entre ameaça “em ato” e ameaça de “mal futuro”. (…) No primeiro caso, existe o que a doutrina chama de “mal atual” ou ameaça “em ato”, que corresponde ao “mal iminente”; no segundo, “mal futuro”. Deve existir crime nos dois casos.”

Por ora é isso, Pessoal!

Bons Estudos!

Professor & Coach Delegado Ronaldo Entringe

O Delegado Ronaldo Entringe é um estudioso na área de preparação para Concursos Públicos - Carreiras Policiais, e certamente irá auxiliá-lo em sua jornada até a aprovação, vencendo os percalços que irão surgir nesta cruzada, sobretudo através do planejamento estratégico das matérias mais recorrentes do certame e o acompanhamento personalizado.

Deixe um comentário