Agora, vamos comentar os SINAIS de AFOGAMENTO POR ASFIXIA MECÂNICA.
1. Surgimento do COGUMELO DE ESPUMA de BROUARDEL. Adverte-se de que não é um SINAL PATOGNOMÔNICO de AFOGAMENTO, podendo surgir em outras causas mortis. Decorre de acentuado edema dos pulmões.
2. HEMORRAGIAS INTRACANIANAS – Hemorragia temporal e hemorragia etmoidal. Somente é aproveitado esse diagnóstico se for possível afastar CAUSAS TRAUMÁTICAS DE HEMORRAGIAS (contundente ou similares).
3. CABEÇA DE NEGRO DE LECHA-MARZO – surge quando o cadáver do afogado, arrastado pelas correntezas, a cabeça fica em posição de maior declive, provocando o surgimento de LIVORES CADAVÉRICOS, que se acumula na cabeça e no pescoço, dando a essas partes do corpo uma tonalidade roxo-anegrada, denominada “CABEÇA DE NEGRO”.
ATENÇÃO: não é SINAL PATOGNOMÔNICO, pois pode surgir em cadáveres que permaneçam com a cabeça situada em maior declive que o resto do corpo, independentemente de ter ocorrido AFOGAMENTO.
4. PELE ANSERINA – é fenômeno post-mortem. Com o avanço da rigidez cadavérica, os músculos horripiladores dos pelos endurecem e dão à pele do cadáver o aspecto de “pele de ganso”, arrepiada.
ATENÇÃO: não é SINAL PATOGNOMÔNICO, pois pode surgir em qualquer tipo de causa mortis.
5. ENFISEMA AQUOSO – Surge com a penetração de água nos pulmões, empurrando o ar dos alvéolos para o meio intersticial. Analisando as pleuras, por transparência, percebe-se múltiplas gotículas de ar e água no espaço subpleural.
Para o doutrinador “PONSOLD”, é sinal de certeza de AFOGAMENTO.
6. DIFERENÇA NAS DENSIDADES DO SANGUE DOS ÁTRIOS – Afogados em Água Doce e em Água Salgada.
Veja MEDICINA LEGAL – AFOGAMENTO – ASFIXIA MECÂNICA – DIFERENÇAS ENTRE AFOGAMENTO EM ÁGUA DOCE E SALGADA.
7. ALTERAÇÃO NO PONTO CRIOSCÓPICO DO SANGUE DOS ÁTRIOS – Afogados em Água Doce e em Água Salgada.
Veja MEDICINA LEGAL – AFOGAMENTO – ASFIXIA MECÂNICA – O QUE É CRIOSCOPIA?
8. MACERAÇÃO – Trata-se de FENÔMENO POST-MORTEM. Surgem em todos os cadáveres que permanecem por muito tempo no interior de ambiente aquático. É vulgarmente conhecido por “pés e mãos de lavadeira”.
ATENÇÃO: não é SINAL PATOGNOMÔNICO de AFOGAMENTO, pois pode surgir em qualquer tipo de causa mortis.
9. LESÕES DE ARRASTE – É um fenômeno POST-MORTEM. Surge em decorrência de lesões no cadáver provocas pelas correntezas subaquáticas chocando-se contra rochas, corais, objeto e etc.