MEDICINA LEGAL - AFOGAMENTO - ASFIXIA MECÂNICA - O QUE É CRIOSCOPIA? - Professor & Coach Delegado Ronaldo Entringe
Você está visualizando atualmente MEDICINA LEGAL – AFOGAMENTO – ASFIXIA MECÂNICA – O QUE É CRIOSCOPIA?

MEDICINA LEGAL – AFOGAMENTO – ASFIXIA MECÂNICA – O QUE É CRIOSCOPIA?

image_print

O QUE É CRIOSCOPIA?

 

Crioscopia ou Criometria é o estudo do abaixamento da temperatura de fusão de um solvente quando se adiciona a ele um soluto não volátil. Por exemplo, ao nível do mar, a água pura congela em 0ºC; esse é o seu ponto de fusão.

 

Método criado por CARRARA para chegar ao ponto de congelamento de uma solução concentrada, muito comum em afogados por água salgada.

 

Quanto mais concentrada for uma solução, mais baixo será o seu ponto de congelamento.

Considerando que nos afogados em água salgada, o sangue no VENTRÍCULO  ESQUERDO está mais concentrado, o seu ponto de congelamento será mais baixo.

Ao contrário, nos afogados em água doce, o sangue do VENTRÍCULO ESQUERDO estará mais diluído, resultando num ponto de congelamento mais alto do que o comparado em ponto de congelamento do sangue normal.

O sangue congela normalmente a -0,64 ° graus celsius. 

 

AFOGAMENTO EM ÁGUA SALGADA

Pelo fato de a água, que penetrou nos alvéolos pulmonares, ser mais salgada do que a água do sangue, por força da osmose, ocorre a passagem da água do sangue para o alvéolo pulmonar. Por sua vez, o sangue fica mais concentrado, resultando em morte por ASFIXIA MECÂNICA. 

Para chegar ao equilíbrio, o sangue do ÁTRIO ESQUERDO ficará mais concentrado do que ÁTRIO DIREITO. 

Considerando que o trânsito osmótico das águas é do meio mais diluído para o meio mais concentrado, visando igualar as concentrações, por meio da passagem de água do sangue mais diluído para os alvéolos, tornando o sangue mais concentrado. O ÁTRIO ESQUERDO receberá mais sangue concentrado tornando sua densidade maior do que o sangue do ÁTRIO DIREITO. 

 

AFOGAMENTO EM ÁGUA DOCE

A entrada de água nos pulmões provoca a passagem de água para o sangue. Por sua vez, o ÁTRIO ESQUERDO receberá um sangue mais diluído.

Em resumo, a densidade de sangue do ÁTRIO ESQUERDO ficará menor do que o comparado com o sangue do ÁTRIO DIREITO, resultando em intensa HEMÓLISE DAS HEMÁCIAS e HIPERPOTASSEMIA. 

 

 

 

Veja mais em MEDICINA LEGAL – AFOGAMENTO – ASFIXIA MECÂNICA – DIFERENÇAS ENTRE AFOGAMENTO EM ÁGUA DOCE E SALGADA.

0 0 votes
Article Rating
Compartilhar:

Professor & Coach Delegado Ronaldo Entringe

O Delegado Ronaldo Entringe é um estudioso na área de preparação para Concursos Públicos - Carreiras Policiais, e certamente irá auxiliá-lo em sua jornada até a aprovação, vencendo os percalços que irão surgir nesta cruzada, sobretudo através do planejamento estratégico das matérias mais recorrentes do certame e o acompanhamento personalizado.
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x