MEDICINA LEGAL - TRAUMATOLOGIA - Equimoses - Lesões Com Assinatura. - Professor & Coach Delegado Ronaldo Entringe
MEDICINA LEGAL – TRAUMATOLOGIA – Equimoses – Lesões Com Assinatura.

MEDICINA LEGAL – TRAUMATOLOGIA – Equimoses – Lesões Com Assinatura.

O que é uma LESÃO COM ASSINATURA?

Às vezes, uma AÇÃO CONTUNDENTE pode determinar a forma do objeto ou instrumento utilizado para causar lesão na vítima.

Os Agentes Vulnerantes Roliços, por exemplo, canos, barras de ferro, cassetetes e etc., deixam equimoses em faixas duplas, paralelas e alongadas, com um espaço entras elas.

Ressalta-se que, com a ajuda de outros elementos de informações, é possível identificar a espécie de instrumento ou objeto utilizado na empreitada criminosa.

 

No estudo das Equimoses, LESÃO COM ASSINATURA

 

É o nome dado quando a Ação Vulnerante Contundente deixa uma marca na pele da vítima tão evidente que é possível identificar o instrumento ou objeto utilizado.

Neste caso, temos o que a doutrina médica denomina de LESÕES COM ASSINATURA.

 

A título de exemplo, ainda, temos a ARCADA DENTÁRIA do agressor que, com a mordida, deixa na pele da vítima o formato dos dentes.

Há diversos objetos que, uma vez utilizados pelo infrator, deixam sua marca de forma que é possível identificá-los, quando corroborados por outros elementos de informações colhida no decorrer da investigação.

Outro exemplo de LESÕES COM ASSINATURA, temos aquelas que são deixadas no pescoço da vítima de esganadura.

Na ESGANADURA, temos lesões provocadas pela pressão digital ao nível do pescoço ou ao redor dos orifícios respiratórios, indicando manobra de ASFIXIA MECÂNICA.

No pescoço da vítima, geralmente, em decorrência da manobra de esganadura, constata-se marcas de UNHAS e DEDOS, as quais são identificadas pela perícia-médica como ESTIGMAS UNGUEAIS ou DIGITAIS.

Com base nas LESÕES COM ASSINATURA, é possível chegar a autoria do crime que se apura.

 

ROGÉRIO GRECO e WILLIAN DOUGLAS sobre o assunto, in verbis:

 

A forma das lesões, isto é, a sua configuração (desenho, extensão, profundidade etc.) permite caracterizar razoavelmente o instrumento utilizado. Além disso, existem as “lesões com assinatura”, em que o instrumento da agressão deixa marca peculiar e inconfundível.

Ex.: chinelos, martelos, ferros de passar roupa, saltos de sapato, cassetete.

Assim também ocorre com os estigmas ungueais, indicando esganadura ou agressão a unhada e com os atropelamentos (que deixam lesões extensas, profundas e pergaminhadas como superfície de pneus).

 

Bons Estudos.

 

5 1 vote
Article Rating
Compartilhar:

Professor & Coach Delegado Ronaldo Entringe

O Delegado Ronaldo Entringe é um estudioso na área de preparação para Concursos Públicos - Carreiras Policiais, e certamente irá auxiliá-lo em sua jornada até a aprovação, vencendo os percalços que irão surgir nesta cruzada, sobretudo através do planejamento estratégico das matérias mais recorrentes do certame e o acompanhamento personalizado.
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x

Quer saber tudo sobre concurso?
Receba os nossos conteúdos e fique atualizado para não perder nenhuma oportunidade