MEDICINA LEGAL - TRAUMATOLOGIA FORENSE - Manchas Equimóticas Lenticulares de Tardieu. - Professor & Coach Delegado Ronaldo Entringe
MEDICINA LEGAL – TRAUMATOLOGIA FORENSE – Manchas Equimóticas Lenticulares de Tardieu.

MEDICINA LEGAL – TRAUMATOLOGIA FORENSE – Manchas Equimóticas Lenticulares de Tardieu.

O que são Manchas Equimóticas Lenticulares de Tardieu?

 

São tipos de equimoses, mas maiores que as Petéquias. São do tamanho de uma lentilha, por isso o nome que lhe é dado.

Segundo ROBERTO BLANCO, em verdade, não se constituem de sinais PATOGNOMÔNICOS por morte resultante de ASFIXIA MECÂNICAS DO TIPO SUFOCAÇÃO DIRETA.

 

Em posição oposta, ROGÉRIO GRECO e WILLIAN DOUGLAS sustentam o entendimento de que são sinais patognomônicos, in verbis:

 

Tem o tamanho de uma lentilha, sendo patognomônicas de ASFIXIA MECÂNICAS DO TIPO SUFOCAÇÃO DIRETA (patognomônicas vem de patognomonia, que é o estudo dos sinais e/ou sintomas considerados característicos das doenças).

 

A característica principal é de que são maiores do que as Petéquias, as quais são Equimoses Puntiformes do tamanho de uma cabeça de alfinete.

Mas inicialmente, na época do Médico-Legista Francês Tardieu, era comum considerar como um sinal patognomônico de ASFIXIA MECÂNICA por SUFOCAÇÃO DIRETA.

Atualmente, elas surgem até mesmo em mortes decorrentes de INFARTO DO MIOCÁRDIOS, ENVENENAMENTO ou ELETROPLESSÃO.

Podem ser encontradas no pulmão (Equimoses Subpleurais), na face interna do couro cabeludo (Equimoses do Periósteo), no coração (Equimose do Pericárdio).

 

Bons Estudos.

 

 

 

 

0 0 vote
Article Rating
Compartilhar:

Professor & Coach Delegado Ronaldo Entringe

O Delegado Ronaldo Entringe é um estudioso na área de preparação para Concursos Públicos - Carreiras Policiais, e certamente irá auxiliá-lo em sua jornada até a aprovação, vencendo os percalços que irão surgir nesta cruzada, sobretudo através do planejamento estratégico das matérias mais recorrentes do certame e o acompanhamento personalizado.
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x

Quer saber tudo sobre concurso?
Receba os nossos conteúdos e fique atualizado para não perder nenhuma oportunidade