Deprecated: ElementorPro\Modules\Forms\Submissions\Actions\Save_To_Database::save_action_log(): Implicitly marking parameter $exception as nullable is deprecated, the explicit nullable type must be used instead in /home/coachron/public_html/wp-content/plugins/-old-elementor-pro/modules/forms/submissions/actions/save-to-database.php on line 159

Deprecated: {closure:ElementorPro\Modules\Forms\Submissions\Actions\Save_To_Database::__construct():193}(): Implicitly marking parameter $exception as nullable is deprecated, the explicit nullable type must be used instead in /home/coachron/public_html/wp-content/plugins/-old-elementor-pro/modules/forms/submissions/actions/save-to-database.php on line 193

Deprecated: ElementorPro\Modules\Posts\Traits\Button_Widget_Trait::render_button(): Implicitly marking parameter $instance as nullable is deprecated, the explicit nullable type must be used instead in /home/coachron/public_html/wp-content/plugins/-old-elementor-pro/modules/posts/traits/button-widget-trait.php on line 491

Deprecated: ElementorPro\Modules\Carousel\Widgets\Media_Carousel::print_slider(): Implicitly marking parameter $settings as nullable is deprecated, the explicit nullable type must be used instead in /home/coachron/public_html/wp-content/plugins/-old-elementor-pro/modules/carousel/widgets/media-carousel.php on line 287

Deprecated: ElementorPro\Modules\Carousel\Widgets\Base::print_slider(): Implicitly marking parameter $settings as nullable is deprecated, the explicit nullable type must be used instead in /home/coachron/public_html/wp-content/plugins/-old-elementor-pro/modules/carousel/widgets/base.php on line 548

Deprecated: ElementorPro\Modules\Payments\Widgets\Paypal_Button::render_button(): Implicitly marking parameter $instance as nullable is deprecated, the explicit nullable type must be used instead in /home/coachron/public_html/wp-content/plugins/-old-elementor-pro/modules/payments/widgets/paypal-button.php on line 234

Deprecated: ElementorPro\Modules\Payments\Classes\Payment_Button::render_button(): Implicitly marking parameter $instance as nullable is deprecated, the explicit nullable type must be used instead in /home/coachron/public_html/wp-content/plugins/-old-elementor-pro/modules/payments/classes/payment-button.php on line 494

Deprecated: ElementorPro\Modules\Payments\Widgets\Stripe_Button::render_button(): Implicitly marking parameter $instance as nullable is deprecated, the explicit nullable type must be used instead in /home/coachron/public_html/wp-content/plugins/-old-elementor-pro/modules/payments/widgets/stripe-button.php on line 258
JURISPRUDÊNCIA - Uso de Simulacro de Arma de Fogo em Roubo - Cabe Substituição da Pena Privativa de Liberdade Por Restritiva de Direitos? - Professor & Coach Delegado Ronaldo Entringe
No momento, você está visualizando JURISPRUDÊNCIA – Uso de Simulacro de Arma de Fogo em Roubo – Cabe Substituição da Pena Privativa de Liberdade Por Restritiva de Direitos?

JURISPRUDÊNCIA – Uso de Simulacro de Arma de Fogo em Roubo – Cabe Substituição da Pena Privativa de Liberdade Por Restritiva de Direitos?

 

 

Superior Tribunal de Justiça

 

O Superior Tribunal de Justiça, no informativo n.º 799, decidiu que 

 

A utilização de simulacro de arma configura a elementar grave ameaça do tipo penal do roubo, subsumindo à hipótese legal que veda a substituição da pena.

 

As razões invocadas pela Egrégia Corte, in verbis: 

 

A controvérsia consiste em definir se configurado o delito de roubo, cometido mediante emprego de simulacro de arma, é possível substituir a pena privativa de liberdade por restritiva de direito, nos termos do art. 44, I, do Código Penal.

 

O crime de roubo tutela dois bens jurídicos distintos, o patrimônio e a integridade física, abrangendo, em determinados casos, a liberdade individual da vítima, contudo, no Código Penal, o legislador classificou o tipo penal como delito contra o patrimônio.

 

Na doutrina, a conduta típica é classificada como roubo próprio, quando o agente toma para si patrimônio alheio, valendo-se de violência, grave ameaça ou qualquer outro meio capaz que impeça a vítima de resistir ou defender-se; e roubo impróprio, quando o agente usa da violência ou grave ameaça para garantir a impunidade do crime ou a posse da res furtiva, não para tê-la para si.

 

Segundo a doutrina, “grave ameaça consiste na intimidação, isto é, coação psicológica, na promessa, direta ou indireta, implícita ou explícita, de castigo ou de malefício.

A sua análise foge da esfera física para atuar no plano da atividade mental.

Por isso mesmo sua conceituação é complexa, porque atuam fatores diversos como a fragilidade da vítima, o momento (dia ou noite), o local (ermo, escuro etc.) e a própria aparência do agente”.

 

A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça não se mostra diferente, existindo diversos julgados no mesmo sentido, afirmando que a utilização do simulacro configura grave ameaça e que “exercida mediante simulação de porte de arma é circunstância que está englobada pela elementar do tipo e não extrapola a reprovabilidade já ínsita ao delito de roubo”.

(AgRg no HC n. 687.887/SP, relator Ministro Antonio Saldanha Palheiro, Sexta Turma, julgado em 7/12/2021, DJe de 13/12/2021).

 

Portanto, a utilização do simulacro de arma de fogo para prática do crime de roubo, configura, sim, grave ameaça nos termos do art. 157 do Código Penal, subsumindo-se ao disposto no art. 44, I, do Código Penal, impedindo a substituição da pena privativa de liberdade por restritivas de direitos.

 

 

Veja o que nos ensina o eminente doutrinador, Rogério Sanches, in verbis:

 

 

 

 

Professor & Coach Delegado Ronaldo Entringe

O Delegado Ronaldo Entringe é um estudioso na área de preparação para Concursos Públicos - Carreiras Policiais, e certamente irá auxiliá-lo em sua jornada até a aprovação, vencendo os percalços que irão surgir nesta cruzada, sobretudo através do planejamento estratégico das matérias mais recorrentes do certame e o acompanhamento personalizado.