Combinação de Leis no Tráfico: Súmula 501 do STJ
No momento, você está visualizando Combinação de Leis no Tráfico (Súmula 501 do STJ) — Resolução de Questão Discursiva — PC/PR 2013

Combinação de Leis no Tráfico (Súmula 501 do STJ) — Resolução de Questão Discursiva — PC/PR 2013

Atualizado em 19 de setembro de 2026.

Combinação de leis no tráfico (Súmula 501 do STJ) — Resolução de Questão Discursiva — PC/PR 2013

1. O caso

Durante a vigência da Lei n.º 6.368/76, João praticou o crime de tráfico de drogas. Sob a égide da Lei n.º 11.343/2006, o processo tramitou regularmente, sendo constatado, durante a instrução criminal, que o réu era primário, sem antecedentes, não se dedicava a atividades criminosas e não fazia parte integrante de organização criminosa.

2. O comando da questão

Diante do caso exposto, explique, de forma fundamentada, as controvérsias acerca da aplicação da pena face ao parágrafo 4º, do art. 33, da Lei n.º 11.343/2006.

3. Fundamento e classificação do problema

O caso envolve sucessão de leis penais no tempo: o fato foi praticado sob a Lei 6.368/76, mas o processo tramita já sob a vigência da Lei 11.343/2006, que a revogou. O art. 5º, XL, da Constituição Federal, e o art. 2º, parágrafo único, do Código Penal, garantem a retroatividade da lei penal mais benéfica. A questão central não é se cabe retroatividade — cabe, sempre que a lei nova for mais favorável —, mas sim como ela deve ser aplicada: por inteiro, ou é possível extrair de cada lei apenas os dispositivos mais benéficos, combinando-os?

3.1. O que cada lei trazia de diferente

A Lei 11.343/2006, ao revogar a Lei 6.368/76, disciplinou por inteiro o sistema de repressão ao tráfico e, ao mesmo tempo em que conferiu tratamento mais rigoroso — aumentando a pena mínima cominada de três para cinco anos —, instituiu uma causa especial de diminuição de pena de 1/6 a 2/3 (art. 33, §4º, para o réu primário, de bons antecedentes, que não se dedique a atividades criminosas nem integre organização criminosa) e reduziu o menor patamar de exasperação das causas de aumento de 1/3 para 1/6.

4. Limites: o que é retroatividade benéfica e o que é combinação vedada

É plenamente lícito ao juiz comparar as duas leis, por inteiro, e aplicar a mais favorável ao réu no caso concreto — isso é retroatividade da lei penal benéfica, garantia constitucional. O que se discute é outra coisa: pinçar a causa de diminuição de pena do art. 33, §4º, da lei nova (2006) e aplicá-la sobre a pena mínima mais baixa da lei antiga (1976, três anos), somando os pontos favoráveis de cada diploma para chegar a uma pena menor do que qualquer uma das duas leis, isoladamente, permitiria.

5. Primeira corrente: é possível combinar

Para Basileu Garcia e Damásio E. de Jesus, é possível a combinação, sob o argumento de que o juiz, ao realizá-la, não estaria criando lei nova, mas apenas efetuando uma integração normativa perfeitamente possível — quem pode aplicar o todo pode aplicar a parte. José Frederico Marques, que também adota essa posição, sustenta que dizer que o juiz está legislando é argumento sem consistência, pois ele estaria apenas se movimentando dentro dos quadros legais para uma tarefa de integração legítima, em obediência a princípios de equidade consagrados pela própria Constituição.

6. Segunda corrente: vedada a combinação — posição do STJ

Para Nelson Hungria, Aníbal Bruno, Heleno Cláudio Fragoso e Fernando Capez, não é possível combinar lei anterior e posterior para extrair de cada uma as partes mais benignas, porque o juiz estaria, nesse caso, legislando — criando uma terceira lei (lex tertia) que o próprio ordenamento não previu. Para essa corrente, o juiz deve aplicar integralmente as disposições da lei mais favorável ao caso concreto, sem fragmentar nenhuma delas.

7. Súmula 501 do STJ e o precedente que a originou

A controvérsia chegou ao Superior Tribunal de Justiça, que editou a Súmula 501 em consonância com a segunda corrente:

Súmula 501: “É cabível a aplicação retroativa da Lei n. 11.343/2006, desde que o resultado da incidência das suas disposições, na íntegra, seja mais favorável ao réu do que o advindo da aplicação da Lei n. 6.368/1976, sendo vedada a combinação de leis” (STJ, Terceira Seção, julgado em 23/10/2013, DJe 28/10/2013).

O precedente que fundamentou a súmula explica a razão prática da vedação: a lei nova aumentou a pena mínima abstrata de três para cinco anos e, em contrapartida, criou a minorante do §4º e reduziu o piso de exasperação das majorantes — um sistema pensado como um todo coerente. Pinçar a minorante da lei nova para aplicá-la sobre a pena mínima da lei antiga rompe essa coerência e cria, na prática, uma terceira lei nunca votada pelo Legislativo (STJ, AgRg no REsp 1.212.535/PR, 6ª Turma, Rel. Min. Maria Thereza de Assis Moura, j. 02/04/2013, DJe 11/04/2013).

8. Um precedente frequentemente invocado, mas de aplicação limitada

É comum encontrar, na doutrina e em respostas de candidatos, a citação do STF, HC 69.033/SP (2ª Turma, Rel. Min. Marco Aurélio, j. 17/12/1991), como precedente favorável à combinação de leis. É preciso ler esse precedente com cautela: ele trata da separação de partes de normas em conflito no contexto do crime continuado (art. 71, parágrafo único, do CP, antes e depois da reforma de 1984) — uma situação estrutural diferente da combinação entre o preceito secundário de um tipo penal e uma causa de diminuição de outro diploma. Não é, portanto, precedente diretamente aplicável ao tráfico de drogas, e sua invocação sem essa ressalva é um dos erros mais comuns em prova (ver item 17).

9. A vedação à lex tertia continua atual: a execução penal unificada

O raciocínio da Súmula 501 — nenhuma lei pode ser fragmentada para se criar uma terceira norma mais benéfica — segue vivo na jurisprudência do STJ, inclusive fora do direito de drogas, e foi recentemente consolidado em repetitivo. No REsp 2.026.837/SC (5ª Turma, Rel. Min. Messod Azulay Neto, j. 07/11/2023, Informativo 794), discutia-se a execução penal unificada de um réu condenado por um crime comum e por um crime hediondo, cada um com regra de progressão de regime diferente — uma anterior e outra trazida pelo Pacote Anticrime (Lei 13.964/2019). O STJ decidiu que aplicar a regra antiga a um crime e a regra nova ao outro, dentro da mesma execução, não configura lex tertia, porque cada delito recebeu do legislador tratamento legal próprio e integral — não há mistura de fragmentos dentro do mesmo tipo penal.

Esse entendimento foi elevado a tema repetitivo em 2026: no Tema 1.354, a Terceira Seção do STJ (Rel. Min. Maria Marluce Caldas, j. 14/07/2026) fixou a tese de que é possível, para fins de cálculo de progressão de regime, aplicar percentuais distintos a cada condenação isoladamente dentro da mesma execução unificada, reconhecendo a retroatividade do Pacote Anticrime onde for mais favorável e preservando a redação anterior do art. 112 da LEP onde o for — rejeitando expressamente a alegação de lex tertia, pelo mesmo motivo: cada fato permanece regido, por inteiro, pelo seu próprio regime legal.

10. Por que a lógica é a mesma, mas o objeto é diferente

É importante não confundir as duas situações na resposta de prova: no caso do tráfico (Súmula 501), há um único fato, um único tipo penal, e a vedação é misturar dispositivos de duas leis sucessivas sobre esse mesmo fato. No caso da execução unificada (REsp 2.026.837/SC e Tema 1.354), há dois fatos distintos (dois crimes diferentes), cada um mantendo sua própria lei aplicável por inteiro — não há combinação alguma, porque não há fragmentação dentro do mesmo tipo. A citação de ambos na mesma resposta é válida como reforço do princípio geral (vedação à lex tertia), desde que o candidato marque essa distinção.

11. Consequência prática para a dosimetria

Na prática, cabe ao juiz calcular a pena de João sob a Lei 6.368/76 por inteiro e, separadamente, sob a Lei 11.343/2006 por inteiro (aplicando também, nesta última, a minorante do §4º, já que ele preenche os requisitos objetivos e subjetivos), comparar os dois resultados finais e aplicar ao réu o conjunto normativo que, na íntegra, lhe for mais favorável.

12. O núcleo da controvérsia, em síntese

A controvérsia entre as duas correntes (itens 5 e 6) está superada na jurisprudência — prevalece, de forma sumulada, a vedação à combinação —, mas continua sendo cobrada em prova justamente por exigir do candidato a apresentação de ambas as posições doutrinárias antes de concluir pela que prevaleceu, com os fundamentos de cada uma.

13. Um paralelo com outro conteúdo do site

Para uma visão consolidada da jurisprudência do STJ sobre a Lei de Drogas, incluindo outras teses sobre dosimetria e causas de diminuição, veja a compilação de Jurisprudência em Teses do STJ sobre crimes da Lei de Drogas, publicada aqui no site.

14. Jurisprudência

  • STJ, Súmula 501, Terceira Seção, julgado em 23/10/2013, DJe 28/10/2013.
  • STJ, AgRg no REsp 1.212.535/PR, 6ª Turma, Rel. Min. Maria Thereza de Assis Moura, j. 02/04/2013, DJe 11/04/2013.
  • STF, HC 69.033/SP, 2ª Turma, Rel. Min. Marco Aurélio, j. 17/12/1991 (crime continuado — aplicação tangencial, ver item 8).
  • STJ, REsp 2.026.837/SC, 5ª Turma, Rel. Min. Messod Azulay Neto, j. 07/11/2023, Informativo 794.
  • STJ, Tema Repetitivo 1.354, Terceira Seção, Rel. Min. Maria Marluce Caldas, j. 14/07/2026 — consolida em repetitivo o entendimento do REsp 2.026.837/SC.

15. Aplicação ao caso concreto

No caso de João, não é possível aplicar a pena mínima de três anos da Lei 6.368/76 combinada com a minorante do art. 33, §4º, da Lei 11.343/2006 — isso configuraria a lex tertia vedada pela Súmula 501. O juiz deve calcular a pena sob cada lei, por inteiro, e verificar qual conjunto normativo é mais favorável a João no resultado final, aplicando essa lei integralmente. Dados os requisitos preenchidos por João (primariedade, bons antecedentes, não dedicação a atividades criminosas, não integração a organização criminosa), a Lei 11.343/2006, com a minorante do §4º, tende a resultar em pena menor do que a Lei 6.368/76 sem ela — mas essa comparação deve ser feita em concreto, e não presumida.

16. Espelho de correção sugerido

  • Identificação do problema como sucessão de leis penais no tempo, com menção ao art. 5º, XL, CF, e art. 2º, parágrafo único, CP (até 1,5 ponto);
  • Apresentação das duas correntes doutrinárias, com autores corretamente atribuídos (até 2,5 pontos);
  • Citação correta da Súmula 501 do STJ e de seu fundamento (até 2,5 pontos);
  • Conclusão aplicando a lei mais favorável por inteiro ao caso de João, sem combinação (até 2,0 pontos);
  • Ressalva sobre a aplicação limitada do HC 69.033/SP, se citado (até 1,5 ponto).

17. Erro comum a evitar

O erro mais frequente é citar o STF, HC 69.033/SP, como se fosse precedente direto sobre combinação de leis no tráfico, sem notar que ele trata de crime continuado — um contexto estrutural diferente. Outro erro é concluir que, por ser vedada a combinação, João necessariamente responderá pela lei mais gravosa: a vedação não impede a retroatividade benéfica, apenas exige que ela seja aplicada por inteiro, e não fragmentada.

18. Conclusão para fins de prova e de atuação do Delegado

Prevalece a segunda corrente, cristalizada na Súmula 501 do STJ: é vedada a combinação de leis penais, devendo o julgador aplicar a Lei 11.343/2006 ou a Lei 6.368/76 por inteiro, escolhendo a que for mais favorável ao réu no conjunto, nunca fragmentos de cada uma. O mesmo raciocínio contra a lex tertia segue sendo aplicado pelo STJ a outras hipóteses de sucessão de leis penais, agora inclusive em repetitivo (Tema 1.354, 2026), o que reforça sua atualidade para fins de prova e de fundamentação de peças que envolvam sucessão de leis no tempo.


Bons Estudos!

Leia também

Professor & Coach Delegado Ronaldo Entringe

O Delegado Ronaldo Entringe é um estudioso na área de preparação para Concursos Públicos - Carreiras Policiais, e certamente irá auxiliá-lo em sua jornada até a aprovação, vencendo os percalços que irão surgir nesta cruzada, sobretudo através do planejamento estratégico das matérias mais recorrentes do certame e o acompanhamento personalizado.