NOTÍCIAS JURÍDICAS – Ministro Alexandre de Moraes (STF) - Requisição de Instauração de IP – Vazamento de Investigação Sigilosa da PF – Arquivamento – Entenda! - Professor & Coach Delegado Ronaldo Entringe
No momento, você está visualizando NOTÍCIAS JURÍDICAS –  Ministro Alexandre de Moraes (STF) –  Requisição de Instauração de IP – Vazamento de Investigação Sigilosa da PF – Arquivamento – Entenda!

NOTÍCIAS JURÍDICAS – Ministro Alexandre de Moraes (STF) – Requisição de Instauração de IP – Vazamento de Investigação Sigilosa da PF – Arquivamento – Entenda!

Em 12/08/2021, o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, determina investigação em face do Presidente Jair Messias Bolsonaro por vazamento de inquérito sigiloso da Polícia Federal.



Entenda o Caso!


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STFAlexandre de Moraes determinou nesta quinta-feira (12) a abertura de um inquérito sobre a participação do presidente Jair Bolsonaro no vazamento de uma investigação sigilosa da Polícia Federal.

A decisão atende a um pedido feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na segunda-feira (9). A notícia-crime endereçada a Moraes foi assinada por todos os ministros do TSE e traz o relato de suposta conduta criminosa atribuída a Bolsonaro.

No último dia 4, o presidente divulgou nas redes sociais a íntegra de um inquérito da Polícia Federal que apura suposto ataque ao sistema interno do TSE em 2018 – e que, conforme o próprio tribunal, não representou qualquer risco às eleições.



Moraes determinou a remoção dos links disponibilizados por Bolsonaro com a íntegra da investigação e o afastamento do delegado da PF que era responsável por esse inquérito.
O ministro também definiu que Filipe Barros e o delegado deverão prestar depoimentos à Polícia Federal. A decisão não prevê depoimento de Bolsonaro.

FONTE: Plataforma de notícias G1


Bolsonaro Investigado

“A abertura dessa nova investigação é um desdobramento do inquérito das fake news, aberto em 2019 no STF para apurar a disseminação de conteúdo falso na internet e ameaças a ministros da Corte.

Na decisão desta quinta, o ministro entendeu que há conexão entre o vazamento do inquérito da PF e a suposta atuação de um grupo que usa fortemente a rede digital contra a democracia.”

Plataforma de Noticias G1


O Inquérito Divulgado

Na transmissão que agora será investigada, Bolsonaro e o deputado federal Filipe Barros (PSL-PR) divulgaram o conteúdo do inquérito da PF sobre o suposto ataque aos sistemas do Tribunal Superior Eleitoral. As informações da apuração foram distorcidas pela dupla e tratadas como definitivas, mesmo sem a conclusão do inquérito pela polícia.

Em seguida, Jair Bolsonaro publicou em rede social a íntegra do inquérito, que até então estava em sigilo.

Horas depois da transmissão, o TSE divulgou resposta para esclarecer que o acesso indevido aos sistemas da corte não representou qualquer risco à integridade das eleições de 2018.
Isso porque, explicou o tribunal, o código-fonte dos programas utilizados passa por sucessivas verificações e testes, aptos a identificar qualquer alteração ou manipulação e que nada de anormal ocorreu.

O inquérito ainda não foi concluído pela PF.
Por lei, o servidor público tem obrigação de proteger informações sigilosas.

Fonte: Plataforma de Notícias G1




Arquivamento – Relatório Final de Inquérito Policial pela Polícia Federal por Suposto Vazamento de IP, em uma Live nas Redes Sociais pelo Presidente Jair Bolsonaro.



Por ora é isso, Pesoal!

Bons Estudos!

Professor & Coach Delegado Ronaldo Entringe

O Delegado Ronaldo Entringe é um estudioso na área de preparação para Concursos Públicos - Carreiras Policiais, e certamente irá auxiliá-lo em sua jornada até a aprovação, vencendo os percalços que irão surgir nesta cruzada, sobretudo através do planejamento estratégico das matérias mais recorrentes do certame e o acompanhamento personalizado.