O que é uma CIANOSE CÉRVICO-FACIAL ou MÁSCARA EQUIMÓTICA DE MORESTIN?
É, também, um tipo de Equimose, com suas peculiaridades.
Ela surge em decorrência de COMPRESSÃO DO TÓRAX (Sufocação Indireta).
Um objeto de massa considerável comprime o tórax, pressionando o coração contra a coluna vertebral impedindo que ele (coração) receba de volta o sangue que foi bombeado para a cabeça, resultando no acúmulo de sangue nos vasos sanguíneos.
Em seguida, há o extravasamento, com a formação de Petéquias.
A sua localização compreende a face, o pescoço e o terço superior do tórax.
Segundo ROBERTO BLANCO:
Assim, os vasos cervicais (do pescoço) e faciais (da face) permanecem repletos de sangue que, em razão da dificuldade respiratória concomitante, gradativamente, se enriquecem de hemoglobina reduzida e ficam mais pobres em oxigênio.
Em consequência, a região fica azulada (cianose). Posteriormente, ocorre o extravasamento sanguíneo no local, em razão da hipertensão venocapilar local e do aumento da permeabilidade vascular decorrente do excesso de gás carbônico acumulado.
Rogério Greco e Willian Douglas, in verbis:
Ocorre nos casos de compressão do tórax (sufocação indireta). A pressão do tórax mantém os vasos cervicais e faciais cheios de sangue, causando o fenômeno.
O acúmulo de sangue nos vasos sanguíneos provoca o seu extravasamento e o surgimento de Petéquias Puntiformes. Inicialmente, há o surgimento de Petéquias, e, com o decurso do tempo, vão surgindo Sugilações (aglomeração, conjunto de petéquias numa área de maior pressão) que se espalham, culminando com a Máscara Equimótica de Morestin.
De fato, com a pressão sobre o tórax, o coração realiza a sístole que é o movimento de bombear o sangue para a cabeça e outras partes do corpo, mas não consegue realizar a diástole, no sentido de trazer de volta o sangue que foi enviado.
In casu, uma quantidade de sangue é enviada para a cabeça, mas não retorna, permanecendo lá, espalhando-se pela face e pescoço.
A sístole é a fase de contração do coração, onde o sangue é bombeado para os vasos sanguíneos.
Por sua vez, a diástole é a fase de relaxamento, fazendo com que o sangue entre no coração.
A cor CIANOSE (AZULADA) surge em consequência da ausência de oxigenação do sangue.
Não se deve confundir com a Cianose Post-Mortem, porque esta desparece um pouco tempo, por conta do escoamento do sangue dos vasos locais para as regiões de maior declive (livores cadavéricos).
Por sua vez, na Máscara Equimótica de Morestin, o sangue permanece no local, embora fora dos vasos sanguíneos, estando infiltrado nas malhas tissulares.
Sobrevivendo a pessoa, a mancha de sangue permanecerá até que o sangue extravasado seja reabsorvido pelo organismo. Ocorrerá o Espectro Equimótico de Legrand Du Saulle.
Bons Estudos!