O que é o Golpe das Facções?
Como Funciona?
É golpe praticado por pessoas que se fazem passar por integrantes de facções criminosas para, mediante ameaça, obter vantagem econômica.
É uma forma de se praticar o Crime de Extorsão – Art. 158, do Código Penal.
Extorsão
Art. 158 – Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica, a fazer, tolerar que se faça ou deixar de fazer alguma coisa:
Pena – reclusão, de quatro a dez anos, e multa.
Parágrafo 1º – Se o crime é cometido por duas ou mais pessoas, ou com emprego de arma, aumenta-se a pena de um terço até metade.
Parágrafo 2º – Aplica-se à extorsão praticada mediante violência o disposto no § 3º do artigo anterior.
Parágrafo 3° – Se o crime é cometido mediante a restrição da liberdade da vítima, e essa condição é necessária para a obtenção da vantagem econômica, a pena é de reclusão, de 6 (seis) a 12 (doze) anos, além da multa; se resulta lesão corporal grave ou morte, aplicam-se as penas previstas no art. 159, §§ 2o e 3o, respectivamente.
Exemplo, é o caso de um golpista que, por meio do envio de fotos, áudios e mensagens, fez ameaças e intimidações, exigindo dinheiro para que sua vida seja poupada.
Veja um caso concreto:
Fonte: Site de Notícias G1
Golpista se passa por chefe de facção no Ceará e manda mensagens exigindo dinheiro: “vai ser preciso resolver na bala?”
A fonte, que não foi identificada por motivos de segurança, ficou assustada com as ameaças violentas e deve registrar Boletim de Ocorrência (B.O). Golpista dizia ser liderança de grupo criminoso e pediu o valor de R$ 650,00.
Não caia no golpe!
Primeiramente, efetue o bloqueio do número de telefone do WhatsApp. Depois, vá a uma Delegacia de Polícia, e solicite o registro de ocorrência policial.
No Estado do Amapá, é possível fazer o registro de ocorrência policial pela internet no site Delegacia Virtual da Polícia Civil do Amapá.
Mantenha-se sempre vigilante com a segurança de acesso a sua conta bancária, quanto a sua senha, login e antivírus no aparelho de celular.
Assista aos vídeos abaixo para não cair no golpe.