Operação Castelinho: a condenação do Brasil na Corte IDH
No momento, você está visualizando Notícias Jurídicas – Doze mortos e nenhum tiro de volta: como a Operação Castelinho levou o Brasil à condenação em San José

Notícias Jurídicas – Doze mortos e nenhum tiro de volta: como a Operação Castelinho levou o Brasil à condenação em San José

Para a Corte Interamericana, a ação da PM paulista em 2002 não foi um confronto, mas uma emboscada montada pelo próprio Estado. Mais de duas décadas depois, nenhum policial foi responsabilizado.

Corte Interamericana de Direitos Humanos

Em 5 de março de 2002, por volta das 7h30, um comboio parou na praça de pedágio conhecida como Castelinho, na região de Sorocaba (SP). Dentro de um ônibus e de outros veículos estavam 12 homens que acreditavam estar a caminho de um grande assalto: um avião carregando R$ 28 milhões que pousaria no aeroporto da cidade.

O avião não existia. Segundo os fatos reconhecidos pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, a história foi criada por um grupo de inteligência da Polícia Militar de São Paulo, o Grupo de Repressão e Análise dos Delitos de Intolerância (GRADI). Para atrair o grupo, a operação usou três presos que haviam sido retirados da prisão com autorização judicial para se infiltrar em uma facção criminosa. Os informantes chegaram a fornecer armas e munição, parte dela de festim.

No pedágio, ao menos 53 policiais militares aguardavam o comboio, entre integrantes do GRADI, da ROTA e de outras unidades. Os disparos duraram cerca de dez minutos. O ônibus ficou com 114 perfurações de entrada. Os 12 ocupantes morreram por hemorragia interna causada por tiros. Nenhum policial teve ferimento além de lesões leves em um agente.

A versão oficial foi a de tiroteio. A Corte chegou a outra conclusão: “não houve um intercâmbio de disparos entre os policiais e as 12 pessoas mortas”.

EM 30 SEGUNDOS

  • O fato: em 2002, a PM de São Paulo atraiu 12 homens para um assalto fictício e os matou a tiros em um pedágio na região de Sorocaba.
  • A falha do Estado: inquérito policial militar arquivado, absolvição de todos os réus e perda das imagens do pedágio.
  • A decisão: em 27/11/2023, a Corte IDH declarou o Brasil responsável por execução extrajudicial, violação do direito à vida, das garantias judiciais, da proteção judicial e do direito à verdade.
  • A ordem principal: retirar da Polícia Militar a competência para investigar crimes contra civis e criar grupo de peritos para esclarecer a atuação do GRADI.

Ficha técnica

ItemInformação
Nome oficialCaso Honorato e outros vs. Brasil
ReferênciaCorte IDH, Série C, nº 508
Data do fato05/03/2002
LocalPraça de pedágio “Castelinho”, região de Sorocaba (SP)
Peticionário originalFederação Interamericana de Direitos Humanos (petição de 24/04/2003)
Representantes perante a CorteNúcleo de Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria Pública de São Paulo
Admissibilidade (CIDH)Relatório nº 18/07, de 03/03/2007
Relatório de mérito (CIDH)nº 238/19, de 06/12/2019
Envio à Corte28/05/2021
Sentença27 de novembro de 2023 (notificada em 14/03/2024)
Direitos violadosArt. 4 (vida); arts. 8.1 e 25.1 (garantias e proteção judiciais), c/c arts. 1.1 e 2; direito à verdade; art. 5.1 (integridade dos familiares)
Vítimas12 homens mortos e 8 familiares
Situação atualEm supervisão de cumprimento, sem resolução publicada pela Corte
DocumentosSentença integral · Resumo oficial · Comunicado da Corte

Linha do tempo

DataAcontecimento
2001Presos começam a ser recrutados em penitenciárias paulistas para atuar como infiltrados
25/02/2002Encontro em São Paulo em que o grupo é convencido a participar do falso assalto
05/03/2002Operação Castelinho: 12 mortos no pedágio
24/04/2003Petição à Comissão Interamericana
04/12/2003MP denuncia 55 pessoas (53 policiais e 2 presos) por 12 homicídios qualificados
janeiro/2004Inquérito policial militar é arquivado
15/06/2005PGR rejeita pedido de deslocamento da competência para a Justiça Federal
03/03/2007CIDH admite a petição
04/11/2014Vara Criminal de Itu absolve os policiais por legítima defesa e estrito cumprimento do dever legal
14/02/2017TJSP mantém a absolvição
06/12/2019CIDH aprova o Relatório de Mérito nº 238/19
28/05/2021Caso é submetido à Corte IDH
8 e 9/02/2023Audiência pública na Corte
27/11/2023Sentença condenatória
14/03/2024Brasil é notificado
17/03/2025Estado apresenta relatório de cumprimento à Corte
13/06/2025Representantes das vítimas apresentam observações à Corte

Como o caso chegou a San José

A apuração no Brasil seguiu dois caminhos, e nenhum levou à responsabilização. O inquérito policial militar foi arquivado em janeiro de 2004. Na Justiça comum, o Ministério Público denunciou 55 pessoas por 12 homicídios qualificados. Em 2014, a Justiça de Itu absolveu os policiais, entendendo que agiram em legítima defesa e no estrito cumprimento do dever legal. O Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a decisão em 2017.

Um detalhe chamou a atenção dos órgãos internacionais: as imagens das câmeras do pedágio, que poderiam mostrar o que aconteceu, são oficialmente consideradas perdidas. Segundo a Ponte Jornalismo, um funcionário da concessionária afirmou que os vídeos foram entregues a um oficial da PM logo após as mortes, o que o oficial nega.

Na esfera cível, as famílias moveram ações de indenização. Segundo a Corte, apenas uma resultou em pagamento efetivo.

A petição à Comissão Interamericana foi apresentada em 2003. A Comissão levou quase 17 anos para concluir o relatório de mérito e enviou o caso à Corte em maio de 2021, cerca de 18 anos depois da denúncia inicial.

Perante a Corte, o Brasil apresentou duas exceções preliminares. Alegou que as famílias não esgotaram os recursos internos e que a Corte estaria agindo como “quarta instância” ao revisar decisões da Justiça brasileira. As duas foram rejeitadas. Para o tribunal, ações cíveis de indenização não são o recurso adequado em casos de execução, e o deslocamento de competência para a Justiça Federal é uma opção, não um recurso que precise ser esgotado.

O que a Corte decidiu

A Corte concluiu, por unanimidade, que a Operação Castelinho foi uma execução extrajudicial planejada. As principais conclusões foram:

  • Direito à vida (art. 4). O avião de valores foi uma ficção criada para atrair o grupo. As vítimas estavam, em sua maioria, desarmadas, e as armas apresentadas teriam sido colocadas no local pelos policiais, segundo testemunhas. Os primeiros laudos encontraram armas descarregadas, e o exame residuográfico deu positivo em apenas 3 dos 12 mortos.
  • Garantias e proteção judiciais (arts. 8.1 e 25.1) e direito à verdade. As investigações não tiveram devida diligência nem independência, os processos não respeitaram o prazo razoável e o Estado não esclareceu os fatos. As decisões cíveis favoráveis às famílias também não foram cumpridas.
  • Integridade pessoal dos familiares (art. 5.1). A impunidade e a falta de verdade causaram sofrimento às famílias.

O ponto central do caso é a natureza da operação. A Corte não tratou o episódio como uso excessivo da força durante uma ação legítima. Tratou-o como uma ação montada desde o início para matar.

Medidas ordenadas e situação atual

NºMedida ordenadaSituação
1Grupo de trabalho com três peritos (indicados pelo Estado, pelas vítimas e pela Corte) para esclarecer a atuação do GRADI e recomendar medidas de não repetiçãoSem registro público de cumprimento
2Tratamento médico, psicológico e/ou psiquiátrico gratuito aos familiares que o solicitaremSem registro público de cumprimento
3Ato público de reconhecimento de responsabilidade, com familiares e altas autoridades, transmitido pela televisãoSem registro público de cumprimento
4Implementação plena de sistemas de geolocalização e registro de movimentação de viaturas e policiais em São PauloSem registro público de cumprimento
5Marco legal para afastar temporariamente das funções ordinárias policiais envolvidos em mortes, até a análise do casoSem registro público de cumprimento
6Retirar da Polícia Militar a competência para investigar crimes supostamente cometidos contra civisSem registro público de cumprimento
7Garantir ao MP de São Paulo recursos adequados para investigar mortes de civis causadas por policiaisSem registro público de cumprimento
8Indenizações (US$ 80 mil por vítima direta, pagos aos herdeiros, e US$ 20 mil por familiar), custas e despesasSem registro público de cumprimento

A Corte ainda não publicou resolução de supervisão de cumprimento deste caso. O Estado apresentou relatório em 17/03/2025, e os representantes das vítimas responderam em 13/06/2025. Em análise publicada no Conjur em dezembro de 2025, as determinações da Corte são descritas como ainda não cumpridas. Valores das indenizações conforme a cartilha do CAAF/Unifesp sobre a sentença.

O problema persiste: os números

A letalidade policial no país bateu recorde em 2025. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2026, as polícias brasileiras mataram 6.602 pessoas no ano, o maior número desde 2016. As mortes por intervenção policial já representam 16% das mortes violentas intencionais.

Em São Paulo, a sentença foi notificada no mesmo período das Operações Escudo e Verão, na Baixada Santista. Segundo a Agência Brasil, a Secretaria da Segurança Pública informou à época 45 mortes em confrontos naquelas ações e afirmou que todos os casos são “rigorosamente investigados”. A Defensoria Pública paulista pediu à Comissão Interamericana que cobrasse o fim da operação.

O olhar da polícia judiciária

O QUE O CASO ENSINA AO DELEGADO

1. Infiltração tem regra, e preso não é agente infiltrado. A Operação Castelinho usou presos retirados da cadeia como infiltrados. Hoje, a Lei 12.850/2013 (arts. 10 a 14) só admite a infiltração de agentes de polícia, mediante representação do Delegado ou requerimento do MP, com autorização judicial prévia, prazo definido e relatório circunstanciado. Usar um particular nessa função não tem amparo legal e compromete toda a prova.

2. Flagrante preparado não é flagrante. Quando a própria polícia cria o crime e torna impossível a sua consumação, não há crime a reprimir (Súmula 145 do STF). A diferença entre o flagrante esperado, legítimo, e o preparado ou provocado, vedado, é a primeira pergunta a fazer diante de qualquer operação montada a partir de informante.

3. Imagem perdida é prova perdida. As câmeras do pedágio teriam esclarecido o caso, mas sumiram. Em qualquer morte decorrente de intervenção policial, o Delegado deve requisitar imediatamente imagens de câmeras públicas e privadas, gravações de câmeras corporais e registros de geolocalização de viaturas, observando a cadeia de custódia (arts. 158-A a 158-F do CPP).

4. Crime doloso contra a vida de civil não é crime militar. O homicídio doloso praticado por policial militar contra civil é julgado pelo Tribunal do Júri (art. 125, § 4º, da CF), e a investigação cabe à polícia judiciária e ao MP. O arquivamento do inquérito policial militar no Caso Castelinho mostra o risco de deixar a apuração com a própria corporação, ponto que a Corte mandou corrigir.

5. Afastamento cautelar e defesa caminham juntos. A Corte pediu regras para afastar temporariamente policiais envolvidos em mortes. Ao mesmo tempo, o art. 14-A do CPP garante ao agente de segurança investigado por uso de força letal o direito de constituir defensor. Proteger a investigação e respeitar as garantias do investigado são deveres simultâneos.

Pontos controvertidos

  • Coisa julgada absolutória e dever de investigar. Os policiais foram absolvidos por decisão mantida pelo TJSP. A Corte IDH já admitiu, em outros casos, flexibilizar a coisa julgada em graves violações. No direito interno, a proibição de novo julgamento pelo mesmo fato impõe limites claros a essa ideia.
  • Competência para investigar crimes de militares contra civis. A sentença manda retirar da PM a competência para investigar crimes contra civis. A legislação brasileira ainda prevê o inquérito policial militar em diversas hipóteses, e a convivência entre IPM e inquérito policial nos crimes dolosos contra a vida segue gerando conflitos de atribuição.
  • Infiltração antes da Lei 12.850/2013. Em 2002 não havia disciplina legal detalhada para a infiltração. O caso alimenta o debate sobre os limites de técnicas especiais de investigação quando a lei é omissa.

Na prova

PONTOS DE COBRANÇA PROVÁVEL

  1. A Corte qualificou a Operação Castelinho como execução extrajudicial planejada, com violação do art. 4 da Convenção Americana.
  2. A Lei 12.850/2013 só permite a infiltração por agentes de polícia, com autorização judicial prévia e mediante representação do Delegado ou requerimento do MP.
  3. Súmula 145 do STF: não há crime quando a preparação do flagrante pela polícia torna impossível a sua consumação.
  4. Homicídio doloso de policial militar contra civil é da competência do Tribunal do Júri (art. 125, § 4º, da CF).

Perguntas frequentes

O que foi a Operação Castelinho? Foi uma ação da Polícia Militar de São Paulo em 5 de março de 2002, na região de Sorocaba, que matou 12 homens atraídos por uma falsa promessa de assalto a um avião de valores. A Corte IDH concluiu que se tratou de uma execução extrajudicial planejada.

Quem era o GRADI? Era o Grupo de Repressão e Análise dos Delitos de Intolerância, unidade de inteligência da PM paulista que planejou a operação. Segundo a Ponte Jornalismo, o grupo foi extinto pela própria corporação após denúncias de irregularidades.

Os policiais foram condenados? Não. Os policiais denunciados foram absolvidos em 2014, e a decisão foi mantida pelo TJSP em 2017. A Corte IDH julga a responsabilidade do Estado, não a culpa individual dos agentes.

O que a Corte mandou o Brasil fazer? Entre outras medidas, criar um grupo de peritos sobre o GRADI, indenizar as famílias, realizar ato público de reconhecimento, implantar geolocalização das viaturas e retirar da PM a competência para investigar crimes contra civis.

A sentença foi cumprida? Até a última verificação, a Corte não havia publicado resolução avaliando o cumprimento, e não há registro público de medida cumprida.


Aviso editorial: este conteúdo tem finalidade informativa e educativa e foi elaborado exclusivamente com base em fontes públicas oficiais e veículos de imprensa identificados. A sentença da Corte IDH trata da responsabilidade internacional do Estado brasileiro. Nenhum agente é apontado como autor dos fatos neste texto; os acusados foram absolvidos pela Justiça brasileira e são presumidos inocentes. As vítimas não são identificadas. O texto será atualizado sempre que houver resolução de supervisão ou fato relevante.

SÉRIE BRASIL NA CORTE IDH ← Caso 12: Tavares Pereira e outros · Ver os 21 casos · Caso 14: Mães de Acari →

Leia também

Fontes consultadas: Sentença do Caso Honorato e outros — MDHC; Comunicado de imprensa da Corte IDH, 14/03/2024; Agência Brasil, março/2024; Ponte Jornalismo, 2021; Cartilha do CAAF/Unifesp; Relatório do Estado à Corte, 17/03/2025; Observações dos representantes, 13/06/2025; Conjur, 29/12/2025; Tribuna de Minas, 23/07/2026.

Atualizado em 27 de outubro de 2026.


Nota de atualização legal: este texto reflete a legislação e a jurisprudência vigentes em outubro de 2026. As leis e os entendimentos dos tribunais podem mudar; confira sempre a redação atualizada antes de tomar decisões. Este conteúdo tem caráter informativo e não substitui a orientação de advogado.


Chamadas para a Mentoria

Prepare-se com quem vivencia a carreira policial e domina o rigor técnico exigido pelas bancas examinadoras mais exigentes: venha para a página Coaching e acelere sua nomeação para Delegado de Polícia.

Infiltração de agentes, flagrante preparado e representações da Lei 12.850/2013 são temas que separam quem passa de quem só estuda teoria. Pratique peças e questões discursivas com correção detalhada: conheça a mentoria na página Coaching.

Vagas limitadas para o próximo ciclo de aprovação em delegacias de polícia e ministério público.


Sobre o Autor

Ronaldo Entringe é Delegado de Polícia Civil, com 15 anos de experiência policial, atualmente Delegado-Chefe da Divisão Especial de Combate à Corrupção (DECOR) da Polícia Civil do Amapá. É professor de Medicina Legal, mestrando em Ciberdelincuencia pela Universitat Oberta de Catalunya (UOC/Espanha) e pós-graduando em Crimes Cibernéticos, Cibersegurança e Inteligência pelo Instituto Rogério Greco. Atua também como escritor e coach/mentor de candidatos a concursos de Delegado de Polícia.

O Delegado Ronaldo Entringe é um estudioso na área de preparação para Concursos Públicos – Carreiras Policiais, e certamente irá auxiliá-lo em sua jornada até a aprovação, vencendo os percalços que irão surgir nesta cruzada, sobretudo através do planejamento estratégico das matérias mais recorrentes do certame e o acompanhamento personalizado.

Fontes:

Professor & Coach Delegado Ronaldo Entringe

O Delegado Ronaldo Entringe é um estudioso na área de preparação para Concursos Públicos - Carreiras Policiais, e certamente irá auxiliá-lo em sua jornada até a aprovação, vencendo os percalços que irão surgir nesta cruzada, sobretudo através do planejamento estratégico das matérias mais recorrentes do certame e o acompanhamento personalizado.