Allan dos Santos, dono do Canal Bolsonarista Terça Livre, é suspeito de usar sua estrutura no YouTube para lavar dinheiro.
Entenda o Caso!
De acordo com as investigações realizadas pelo Departamento de Polícia Federal, Allan dos Santos, dono do Canal do YouTube Terça Livre, praticou crime de Lavagem de Capitais.
Mas qual era a atividade criminosa de Allan dos Santos, no seu Canal do YouTube Terça Livre?
Em decorrências das investigações, a Polícia Federal descobriu que Allan dos Santos produzia e difundia conteúdos para atacar integrantes de instituições públicas, desacreditar o processo eleitoral brasileiro, reforçar o discurso de polarização, gerar animosidade dentro da própria sociedade brasileira, promovendo o descrédito dos poderes da república, além de integrar organização criminosa com foco em divulgar notícias falsas – Fake News por meio de seu Canal do YouTube – Terça Livre, sempre utilizando a aparência de cobertura jornalística para validar seu discurso.
Dessa conduta, Allan dos Santos aumentava seus número de seguidores, o que, diretamente, lhe proporcionava ganho financeiro através de monetização e doações realizadas por pessoas, físicas ou jurídicas, por meio de transferência bancária – Pix.
Uma vez recebido valor monetário decorrente de monetização e doações, Allan dos Santos ocultava ou dissimulava a natureza, origem, movimentação ou propriedade de valores monetários decorrentes da atividade criminosa consistente em monetização, remetendo para o exterior.
Um momento!
Mas em que consiste o Crime de Lavagem de Capitais?
Há diversas formas de se praticar o Crime de Lavagem de Dinheiro.
Uma delas, a pessoa pratica um crime anterior, obtendo deste o seu proveito econômico (valor monetário), por exemplo, um roubo ou extorsão mediante sequestro, e, em seguida, oculta esse valor obtido com o resgate comprando um carro, pagando em dinheiro pela aquisição.
É o conceito de Autolavagem (Selflaundering) em que o autor do crime antecedente, um roubo, responde também pelo crime posterior, in casu, o crime de lavagem de capitais.
Responderá o infrator por 02(dois) crimes, o anterior e o posterior, em concurso material de crimes, Art. 69, do Código Penal.
Prosseguindo!
E não para por aí!
Segundo a Polícia Federal, Allan dos Santos é um dos principais articuladores e interlocutores de um grupo criminoso com que teria a função de criar de grupos de discussão, o agendamento de reuniões, a instigação de agentes públicos a agir contra a lei e a difusão de teorias conspiratórias para desacreditar pessoas e instituições ora por meio de aplicativos de comunicação instantânea – WhatsApp e/ou Telegram.
Mas o que motivou a Polícia Federal a REPRESENTAR pela Prisão Preventiva, Quebra de Sigilo Bancário, Telemático e Telefônico???
Por conta da prática de diversos crimes por intermédio de seu Canal do YouTube, e, posterior, suspeita do crime de lavagem de dinheiro.
(veja o link abaixo da decisão em pdf).
Quais foram as Medidas Cautelares determinadas pelo Ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal?
Inclusão do nome de Allan dos Santos na lista da Interpol, para assegurar que ele seja preso e repatriado ao Brasil. garantir que Allan dos Santos seja capturado e retorne ao Brasil.
Bloqueio de todas as contas/perfis de que é titular nas redes sociais, assim como suas contas bancárias. Consta ainda da decisão que a proibição de repasses de dinheiro das plataformas digitais para os seus canais e contas.
É a chamada monetização.
Também, foi decretada a quebras do sigilo de movimentação financeiras e dos dados telemáticos como mensagens de qualquer tipo e e-mails desde janeiro de 2020.
Mas quem é Allan dos Santos??
É um blogueiro, dono do Canal Terça Livre no YouTube, e um dos aliados mais próximos da família Bolsonaro.
Ele é investigado no Supremo Tribunal Federal em 02(dois) inquéritos:
o que apura a divulgação de Fake News e ataques a integrantes da Corte;
e o que identificou a atuação de uma milícia digital que trabalha contra a democracia e as instituições no país, conforme acima mencionado.
Onde está Allan dos Santos?
Atualmente, Allan dos Santos está foragido da Justiça do Brasil e residindo nos Estados Unidos.
Ele entrou nos Estados Unidos da América com visto de turista, mas que encontra-se vencido desde fevereiro de 2023.
Allan dos Santos já foi condenado?
Sim, Allan dos Santos, Blogueiro e Bolsonarista, é condenado à pena de detenção em regime inicial aberto por 1 ano e 7 meses pelo crime de calúnia.
A decisão é da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.
A vítima, Estela Renner, foi acusada por Allan de estimular o uso de maconha por crianças, em 2017, em um vídeo do Canal do YouTube Terça Livre.
NOTÍCIAS JURÍDICAS – Condenação de Allan dos Santos, Bolsonarista e Dono Canal do YouTube Terça Livre.
Veja Também: NOTÍCIAS JURÍDICAS – Condenação de Allan dos Santos, Bolsonarista e Dono Canal do YouTube Terça Livre.
Decisão do Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal em pdf:
Decisão do Ministro Alexandre de Moraes – STF n.º 9.935 – DF – Prisão Preventiva – Allan dos Santos
Decisão do Ministro Alexandre de Moraes – STF n.º 9.919 – Distrito Federal pela Decretação de Quebra Sigilo Bancário e Telemático
Fonte: Site de Notícias Jurídicas Conjur