MEDICINA LEGAL – TRAUMATOLOGIA FORENSE – LESÕES E MORTE POR BAROPATIAS – “MAL DOS AVIADORES”. - Professor & Coach Delegado Ronaldo Entringe
Você está visualizando atualmente MEDICINA LEGAL – TRAUMATOLOGIA FORENSE – LESÕES E MORTE POR BAROPATIAS – “MAL DOS AVIADORES”.

MEDICINA LEGAL – TRAUMATOLOGIA FORENSE – LESÕES E MORTE POR BAROPATIAS – “MAL DOS AVIADORES”.

image_print

BAROPATIAS

“MAL DOS AVIADORES”

 

Ocorre o “Mal dos Aviadores” a partir de certa altitude, provocando o surgimento da HIPOXIA (falta de oxigênio). A morte, se ocorrer, é decorrente da ausência de oxigênio, pelo fato de a pressão externa ser menor do que a interna, impedindo o transporte do oxigênio para o interior das células, resultando em morte por hipoxia.  

 

Por conta de a pressão externa ser menor que a interna na cabine dos aviões, esta (cabine) passou a ser pressurizada. Sem a pressurização das cabines dos aviões, os pilotos apresentavam náuseas, tonteiras, e, até mesmo, perda da consciência, levando-os a morte. 

 

 

Lembrando que quanto maior a altitude, menor a pressão externa. 

 

A certa altitude, a pressão é menor do lado de fora do avião. Visando contornar esse problema, os aviões passaram a ter as cabines pressurizadas para que as pressão interna fosse a mesma da externa, igualando-as a do nível do mar que é de 760 m de Hg = 1Atm.

 

No caso de haver escapamento na cabine do piloto, a tendência é a pressão interna empurrar tudo que está no interior do avião para fora, visando ao equilíbrio das pressões internas e externas. Lembrando que a pressão interna é maior que a externa. Essa pressão externa será tanto menor quanto maior a altitude do avião em comparação com a pressão interna. 

 

O raciocínio é o mesmo para Alpinista.

 

Pense na situação em que o alpinista sobe uma montanha. À medida que a altitude vai aumentando, menor vai ficando a pressão externa e maior a pressão interna do corpo humano, provocando dores no ouvido. Daí a necessidade de se abrir a boca para que as pressões externas e internas se igualem.

 

Com a pessoa gripada, não será possível obter esse equilíbrio, o que resultaria em uma dor no ouvido por conta do aumento da pressão interna.  

 

Por apresentar grande semelhança fisiopatológica, vejam também MEDICINA LEGAL – TRAUMATOLOGIA FORENSE – LESÕES E MORTE POR BAROPATIAS – “MAL DAS MONTANHAS”.

 

Por ora é isso, pessoal!

Bons Estudos!

0 0 votes
Article Rating
Compartilhar:

Professor & Coach Delegado Ronaldo Entringe

O Delegado Ronaldo Entringe é um estudioso na área de preparação para Concursos Públicos - Carreiras Policiais, e certamente irá auxiliá-lo em sua jornada até a aprovação, vencendo os percalços que irão surgir nesta cruzada, sobretudo através do planejamento estratégico das matérias mais recorrentes do certame e o acompanhamento personalizado.
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x